Empresas familiares: quais os cuidados necessários
- Mansur Advocacia
- 19 de mar. de 2020
- 2 min de leitura

O quadro societário da sua empresa é composto por pessoas da mesma família? Se a resposta foi sim, você faz parte da maioria.
Em dezembro do ano passado, esta reportagem da Exame apresentou dados do IBGE e do Sebrae que indicam: 90% das empresas no Brasil são familiares. Você sabia?
De acordo com a reportagem, elas representam cerca de 65% do PIB e 75% da força de trabalho do país, e o número de empresas familiares em posição de liderança de mercado vem crescendo.
Entre os principais motivos citados, está a mudança do modelo de gestão, o que permite contornar conflitos internos. Mas, afinal, que medidas podem evitar conflitos nas empresas familiares?
A Mansur Advocacia — que presta Assessoria Jurídica Empresarial Preventiva — elencou algumas que julgamos estarem entre as mais importantes. Confira.
Processos com profissionais qualificados
As empresas familiares normalmente são fundadas com poucos recursos. Por isso, é comum os integrantes desempenharem muitas funções ao mesmo tempo.
Porém, quando o negócio começa a crescer, é essencial priorizar a contratação de mão de obra qualificada para cada função.
Outra opção são as empresas que prestem esses serviços, como agência de Marketing e Assessoria Jurídica e Contábil, por exemplo.
Plano de governança
Plano de governança corporativa é muito importante nas empresas familiares. Ele indicará caminhos a serem seguidos para os sócios atingirem seus objetivos.
É preciso que o quadro societário chegue a um modelo de governança que atenda às necessidades do negócio.
Além disso, o plano de governança deve prever como será a sucessão na instituição, como abordaremos no item a seguir.
Plano de sucessão
Em um momento, chega a hora de outra geração assumir a empresa familiar. O que é positivo, pois um novo olhar pode trazer muita inovação.
Contudo, não basta somente vontade e capacitação daqueles que irão herdar a empresa. É imprescindível também haver um bom plano de sucessão.
Por meio do planejamento sucessório, a empresa terá uma transição tranquila para todos, com mais transparência ao processo e menos conflitos entre as partes no futuro. E como ter tudo isso na sua empresa familiar?
A Mansur Advocacia é um escritório multidisciplinar que atua há 14 anos junto a empresas para elaborar o planejamento jurídico em todos os âmbitos do negócio.
Gostaria de saber mais sobre cada uma dessas medidas? Entre em contato conosco.
Esperamos que você tenha gostado de conhecer esses dados sobre empresas familiares no Brasil.
Leia também: Vai empreender? Atenção ao contrato societário
Mansur Advocacia OAB/RS 9.039
Comments