Prevenir ou remediar?
- Mansur Advocacia
- 16 de dez. de 2022
- 2 min de leitura

Quantas vezes não refletimos sobre a famosa expressão “Prevenir é melhor do que remediar”? A prevenção é, de fato, essencial em muitas áreas da nossa vida.
Prevenção de acidentes, prevenção de doenças e prevenção de desastres são claros exemplos de como esse ditado está bastante presente em nosso dia a dia. E, quando falamos em prevenção aqui na Mansur Advocacia, automaticamente falamos também de assessoria jurídica empresarial.
O que é assessoria jurídica empresarial?
A assessoria jurídica empresarial de prevenção é uma área do Direito na qual o advogado, advogada ou o escritório de advocacia atua com o intuito de diminuir erros e falhas por falta de conhecimento jurídico.
O objetivo é oferecer segurança jurídica para diferentes áreas de uma empresa. E, com segurança jurídica, prevenir judicializações para reduzir custos e imprevistos. Por isso, a assessoria jurídica empresarial de prevenção é uma ferramenta cujo investimento torna-se “mais barato".
Investir em prevenção, afinal, significa não precisar "remediar" problemas decorrentes de litígios relacionados à legislação, por exemplo. Não à toa, muitas vezes, utilizamos a palavra prevenção junto à ‘assessoria jurídica empresarial’, formando assim a expressão ‘assessoria jurídica empresarial de prevenção’.
Por que prevenir com assessoria jurídica é mais barato?
Investir em assessoria jurídica empresarial de prevenção é mais “barato” que remediar porque, além de prevenir demandas, a assessoria jurídica permite que empresas desenvolvam suas atividades de acordo com a lei vigente. Porque facilita a resolução de conflitos por vias administrativas. E porque faz a mediação de problemas para que eles não escalem para disputas judiciais, evitando passivos com litígios.
Como a assessoria jurídica atua na prática?
Para você entender a atuação da assessoria jurídica empresarial de prevenção nas empresas, trazermos quatro exemplos:
Elaboração de contratos
Para evitar qualquer erro no contrato que possa gerar judicialização futura, prevenindo custos com surgimento de processos judiciais.
Diagnóstico e regularização
Para identificar pontos que precisam ser melhorados e potenciais riscos, a fim de apresentar soluções cabíveis.
Recuperação de tributos
Para assegurar que a empresa cumpra as obrigações tributárias corretamente, para diminuir a carga tributária de forma legal e para verificar se há valores a serem compensados.
Análise de questões trabalhistas
Para orientar empresas sobre as legislações vigentes, formas de contratação, convenções coletivas, portarias editadas pelo Ministério do Trabalho, entre outras normas que regulamentam o Direito do Trabalho.
Conte com uma assessoria jurídica qualificada
Procure um escritório de advocacia que passe segurança e que possua profissionais jurídicos confiáveis.
コメント